Encontro em Ji-Paraná reuniu Pregoeiros e equipes de licitações de todo o Estado

Foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Ji-Paraná, o 1º Encontro de Pregoeiros e Equipes de Apoio de Rondônia. O evento promovido pela Associação Nacional de Pregoeiros, Presidente de CPL, Membros e Equipes de Apoio (ANPPME), em parceria com o SEBRAE e colaboração direta do sistema LICITANET, aconteceu na Câmara Municipal e reuniu mais de cem participantes de diversas  prefeituras e órgãos públicos de Rondônia e de Mato Grosso.

Durante o evento foi ministrado o Curso de Capacitação de Pregoeiros, pelo palestrante Paulo Gustavo Lourenço de Oliveira, do sistema Licitanet e Palestra sobre Gestão de Compras e o papel do Pregoeiro na estratégia do desenvolvimento dos municípios, ministrada por Roberto Cirico Maciel, do SEBRAE.

O evento serviu, não só para capacitar novos Pregoeiros como também para esclarecer quanto a participação e responsabilidade dos setores de licitações dos órgãos públicos na participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, especialmente as empresas que com sede em cada município.

De acordo com o vice-presidente  da ANPPME, Dário Bagalo, o tratamento diferenciado para as MPE’s nas compras públicas pode ser o diferencial na recuperação da economia local. “As prefeituras são grandes compradores e com a efetiva participação das empresas sediadas no município haverá mais geração de emprego”, declarou.

Segundo o presidente da ANPPME, Fernandes Lucas da Costa, o evento também serviu para o fortalecimento da Associação, que está iniciando os trabalhos de forma consistente. A Associação Nacional de Pregoeiros tem sede em Ariquemes e irá trabalhar para a regulamentação da profissão de Pregoeiros e equipes de licitações em todo o páis. É também objetivo da associação a promoção do desenvolvimento local, para isso irá trabalhar em conjunto com o SEBRAE, prefeituras, associações comerciais e demais entidades na união de forças para que esse objetivo seja alcançado.

A representante do SEBRAE, Silane Guedes falou da importância do fortalecimento da parceria entre o SEBRAE-RO e a ANPPME, de acordo com ela a parceria entre as duas entidades trará resultados positivos para as empresas locais, para as prefeituras e irá fortalecer a economia em todo o Estado de Rondônia. “O SEBRAE vem trabalhando junto as prefeituras, em especial às equipes de licitações para fomentar a participação das empresas locais nas licitações públicas, e agora com o apoio da Associação de Pregoeiros teremos mais ações neste sentido”, finalizou.

Por: Dário Bagalo

Fonte: Assessoria/portaljipa

Compartilhe: